terça-feira, 23 de novembro de 2010

Professora de Língua Inglesa do Colégio Jardim Paulista, em Araguaína, é selecionada para viagem aos Estados Unidos!!

Cristiana Matos Jucá é filha de Araguaína. Concursada pela rede estadual de ensino desde 2002 e sócia da APLITINS, leciona há sete anos no Colégio Estadual Jardim Paulista. Foi selecionada para participar de uma capacitação de oito semanas na Universidade de Oregon, EUA, promovida pela Embaixada Americana, em parceria com a CAPES e a Comissão Fulbright.

Desde 2008, a Embaixada Americana inclui o Estado do Tocantins neste tipo de seletiva. A SEDUC – TO/DRE sempre publica os editais no seu site oficial e incentiva seus professores a participarem destas competições, provendo ajuda financeira e até mesmo passagens de avião caso seja necessário fazer algum exame em outro Estado. Contudo, nenhum professor fora classificado até o ano passado, quando Cristiana Jucá foi classificada no ILEP (International Leaders in Education Program), semelhante ao que foi contemplada agora. Na oportunidade, foram classificados 12 professores de diferentes Estados, mas somente oito foram convocados para o programa.


“Todo professor de Língua Inglesa sonha em receber uma certificação internacional, tendo assim mais credibilidade na área em que atua. É importante estar atualizado e buscar uma experiência sócio-cultural em um país falante da Língua Inglesa, aperfeiçoando o seu potencial linguístico. Meu maior objetivo profissional era obter uma certificação nos EUA antes de ingressar em um Mestrado.Este tipo de bolsa de estudos é uma oportunidade maravilhosa que a Embaixada Americana oferta aos professores brasileiros. Acredito que os professores devem dar o bom exemplo a seus alunos, participando de cursos de aperfeiçoamento profissional, demonstrando que sempre vale a pena lutar por seus objetivos . Espero que, com esta conquista, eu possa inspirar outros professores tocantinenses a tentar bolsas de estudos semelhantes.” Diz a professora


Foram selecionados 20 professores de todo o território brasileiro, e somente ela foi selecionada no Tocantins.


O programa será realizado na Universidade de Oregon, Eugene, Estados Unidos da América, no período de 4 de janeiro a 4 de março de 2011, com o acréscimo de mais duas semanas para a finalização de um projeto de ensino no Brasil.

A APLITINS motiva os professores a particparem destes editais. Cristiana é a prova viva de uma professora que está sempre em busca de crescimento profissional! Ela não desistiu, continuou tentando a bolsa e conseguiu!


 Desejamos muito sucesso nesta viagem de Cristiana que, com certeza, trará para o Tocantins muito conhecimento para partilhar com os colegas professores de Inglês. Cheers!!!